Organizar as atividades das aulas nem sempre é
tarefa fácil, dada a diversidade de métodos, estratégias de ensino e abordagens
de conteúdos existentes atualmente. Então, por onde começar?
Se por um lado, dar uma aula sem nenhum planejamento é
missão quase impossível, um bom planejamento pode oferecer ao professor a
segurança necessária para que sua atuação seja eficiente, justamente por
delimitar o que será desenvolvido em sala de aula. É aí que entra em ação, o
plano de aula.
O plano de aula é a previsão dos conteúdos e atividades
de uma aula. Um bom plano de aula abrange além da descrição das atividades e a
relação dos materiais necessários para a sua realização, objetivos claros (o que
se pretende com as atividades), orientações didáticas e as possíveis
intervenções durante o decorrer da aula. Esse processo possibilita ao professor
o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem do aluno.
O plano de aula se articula com o planejamento, que é a
definição do que será ensinado num determinado período, de que maneira ocorrerá
e de como será a avaliação. O planejamento se baseia na proposta pedagógica de
cada escola, que por sua vez, é determinado pela sua linha de atuação e pela
realidade na qual está inserida. Portanto, é a partir do planejamento que o plano de
aula se estrutura, dando coerência ao trabalho do professor, garantindo assim,
uma prática bem fundamentada.
Como organizar um plano de aula:
Tema:
é o que será abordado na aula.
Objetivos:
são as atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos, isto é, o que os alunos
devem aprender com a aula. Os objetivos são descritos sempre no infinitivo, pois
diz respeito às ações a serem realizadas pelo aluno.
Conteúdo:
é o que será ensinado.
Materiais:
são os recursos necessários para o desenvolvimento da aula. Dependem das
estratégias que serão utilizadas para se atingirem os objetivos propostos.
Procedimentos
didáticos: são as atividades ou estratégias desenvolvidas de acordo com os
objetivos propostos. Podem ser descritos numa seqüência didática, encadeando as
atividades de acordo com os interesses e necessidades de cada faixa etária (é
fundamental que se conheçam as necessidades dos alunos, em cada estágio de
desenvolvimento, do bebê à idade adulta). As intervenções do professor no
decorrer da aula também podem ser previstas no plano de aula.
Avaliação:
é o procedimento realizado para se averiguar se os objetivos propostos foram
atingidos. Dessa maneira, o professor pode fazer, com mais segurança e eficácia,
as modificações necessárias para as próximas aulas.
Um plano de aula não é um modelo a ser seguido rigorosamente.
É a previsão do que
será a aula, portanto, pode acorrer como o planejado pode
mudar no decorrer da aula, conforme as circunstâncias do momento, a disposição
dos alunos, do professor, do interesse despertado pelas atividades
propostas, etc. Da mesma maneira que o planejamento, o plano de aula é dinâmico
e deve ser adaptado conforme a aula transcorre,procurando
atender às necessidades do momento, fazendo intervenções junto aos alunos, a fim
de garantir que os objetivos da aula sejam atingidos, tornando-a
agradável e produtiva. Uma aula é sempre um processo coletivo, pois não existe
ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem ensino,
assim como não existe processo ensino-aprendizagem sem uma boa relação
professor-aluno.
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